sábado, 2 de junho de 2007

Vibrei de verdade!

Foi bom demais ouvir dos meus alunos que estou no caminho certo. Isso me faz acreditar que posso fazer melhor hoje do que pude fazer ontem. Obrigado a todos!

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Vivendo com a Matemática!

Ensinar matemática depende de vários fatores. Primeiro você tem que estar ciente de que nem todos os alunos podem aprendê-la do modo como ela é apresentada nos currículos escolares. Eles são pouco explicitos quanto a utilidade dos assuntos que estão relacionados nos roteiros. Falam de "o aluno deve ser capaz de identificar, reconhecer, operar", etc, mas, tudo de uma forma muito vaga sem apresentar suporte onde o aluno e até mesmo o professor passe a visualizar o real emprego daquilo que ensina. São muitos os profissionais hoje formados que já exercendo as suas profissões, revelam abertamente que tudo teria mais simples se lhes tivesse sido cobrado o básico de determinadas disciplinas. Alegam, e com muita firmeza, que certos assuntos estudados, hoje não representam uma real valia em suas vidas e que ficou uma amarga lembrança de terem sido forçados a guardar, decorar e talvez, até aprender alguns conteúdos que hoje nada representam em suas vidas profissionais. Para começar, basta analizar os livros didáticos atuais. Alguns tratam a disciplina como algo sem raízes e sem aplicação prática na vida diária. Outros mostram-na a partir do fim, misturando uma cadeia de operações e cálculos como se, por exemplo, uma ferramenta - que é o que ela realmente é - pudesse ser mostrada a um aprendiz de mecânica, sem fazer uma aplicação real e prática de sua utilização. Imagine ser apresentado a algo e ficar somente em abstrações. Não dá para entender como todos os setores da vida passaram por processos de mudanças e adaptações e somente a escola e o método de educar ainda apresentam a mesma cara de dezenas de anos atrás. A responsabilidade do professor, que é o personagem principal do processo recebe cada vez mais responsabilidades e se vê obrigado a exercer papeis diversos na comunidade escolar. Quando o aluno consegue se desenvolver e se mostra capaz de dominar os conteúdos, o professor raramente é lembrado como co-responsável pelo sucesso. Quando, entretanto, o caso é outro e alunos mostram baixo rendimento, logo ele é questionado para determinar a causa daquele insucesso. É verdade que muitos dos nossos professores são pessimamente qualificados pelas universidades que curdaram e ao ingressarem no mercado de trabalho, não lhes sobra tempo para procurar e obter aprimoramentos em sua carreira profissional. Em contrapartida vemos excelentes educadores que se esgotam ao buscar constantemente melhorias no seu modo de trabalhar com os alunos. Estratégias novas são empregadas, métodos renovadores são experimentados, sistemas que não foram aprovados são deixados de lado, etc. Um importante fator no processo educadional moderno se mostra problemático: o acompanhamento antes realizado pela família dos jovens educandos hoje se revela insuficiente ou mesmo nulo. É um problema a mais que está sendo deslocado para os ombros da comunidade escolar resultando uma carga maior sobre os educadores em sala de aula.