quarta-feira, 9 de maio de 2007

Wallcalendários



Gosto de colecionar imagens para montar calendários para a tela de monitores. Veja alguns modelos. São montados para agradar os mais variados gostos. Nestes, usei o Photoshop. Se deseja ver em tamanho real, clique com o botão direito e abra-o em uma nova janela e, se desejar, use-o com tela de trabalho no seu monitor. Há um modelo para usar durante o mês de maio 2007. Aguarde outros novos ue serão postados todos os meses. Enjoy it...

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Construindo maquetes













O uso de maquetes é antigo e tem sido de muita valia no desenvolvimento de projetos em engenharia, arquiterura e também nos meios de propaganda em geral. Hoje a maquete pode ser montada em PVC, cartão, papelão, gesso, madeira e chapas de plástico ou mesmo acrílico. Há ainda a maquete eletrônica ou virtual que é montada em forma de video e pode ser apresentada como algo já finalizado. Os ambientes projetados podem ser "visitados" pelos expectadores e um verdadeiro "tour" é realizado e todos se vêm passeando pelo interior dos projetos ainda não finalizados. As mudanças necessárias são realizadas no software instalado no computador e inúmeras reapresentações podem ser feitas até a aprovação final do projeto. Há muitos sites que podem ser visitados e que trazem imagens interessantes para quem se interessa. Navegue pelos sites indicados a seguir.

domingo, 6 de maio de 2007

Uso das formas geométricas.

Desde o início do entendimento somos todos levados a conviver com o mais diverso universo de formas e visões. O planejamento das comunidades mais remotas despertou no homem a necessidade de montar estruturas que pudessem proporcionar modelos para a sua organização básica. A descoberta e a utilização prática dos elementos naturais disponíveis para a proteção e abrigo de seus companheiros de grupo certamente o fez observar melhor, levando-o a adaptar e realizar alterações no que a natureza lhe apresentava como modelo. A necessidade do grupo e a natural troca de idéias, acredito, fez milagres e, no decorrer do tempo, os resultados foram garantindo o emprego de novos modelos, agora já artificiais, como base e modelos para outras comunidades. No mundo de hoje podemos constatar as mais variadas formas de moradias e utensílios, cada uma delas características de civilizações, que ocupavam posições geográficas diametralmente opostas em relação ao globo terrestre. Não pretendo deixar de lado a influência que as culturas sofreram ou se benificiaram com as intervenções ocorridas durante a evolução da humanidade. Não sou historiador, mas fica claro que as conquistas e disputas interferem na sociedade humana em via de duplo sentido. Dominadores e dominados, ambos, passam por alterações no seu comportamento e modo de viver.
Aprender com modelos já prontos, creio, não leva o homem a ser um copiador. A observação atua como ferramenta para a evolução e a criação de novos modelos que visam garantir melhores resultados e satisfazer as mais variadas necessidades. O homem já morou em cavernas e evoluiu para projetos de habitações que lhe proporcionam maior conforto em todos os aspectos. Desde tempos a arquitetura utiliza modelos montados em maquetes que, sem dúvida proporcionam uma melhor visualização das idéias discutidas do que num desenho montado numa folha de papel. Uma planta ou um modelo bidimensional leva clara desvantagem em relação a uma maquete. Já esta leva desvantagem se for comparada às novas técnicas e procedimentos que já se fazem normais. A maquete eletrônica ou virtual permite uma "tour" pelo interior do projeto a ser executado. Ela dá ao cliente uma real visão, com cores e detalhes de sombras e dimensões que nunca haviam sido obtidas. Em futuras postagens apresentaremos modelos de maquetes, montadas com a utilização do material especificado nas tabelas. Links dos sites montadores e de empresas poderão ser contatados pelos interessados. Divulgaremos links para vídeos das citadas maquetes eletrônicas e virtuais. Aguarde.

Para que criar um Blog

O objetivo de criar este Blog é o de me fazer presente neste panorama de comunicação e assim poder disponibilizar, para alunos e amigos, conteúdos que julgue importante e que possa ser de alguma valia em atividades profissionais ou mesmo para o entretenimento das pessoas que, como eu, habitam o mesmo endereço: TERRA! Também atuar como divulgador das coisas boas e interessantes que encontramos na web, durante as pesquisas diárias. Sou um entusiasta pela vida e gosto de "ir fundo" nas causas que abraço. Tenho alguns hobbies que serão apresentados durante as postagens a serem realizadas no correr do tempo. A minha principal atividade é a de educador, realizando uma tarefa que já me proporciona muita alegria e alguns momentos de preocupação, que prefiro chamar de "ajustes". São aqueles em que somos obrigados a repensar algumas atitudes e procedimentos, montando novos caminhos e buscando táticas mais eficientes e melhores resultados.
Espero estar realizando algo importante. Abraços...